sexta-feira, 21 de outubro de 2011

SANTO EDUARDO - REI E CONFESSOR - 13 DE OUTUBRO









Santo Eduardo, o Confessor (cerca 1004 - 5 de Janeiro, 1066) foi o penúltimo Rei saxão de Inglaterra, entre 1042 e 1066. Era filho de Ethelred II e de Ema da Normandia.

Juntamente com o pai, o irmão Alfredo e o resto da família, Eduardo fugiu para a Normandia durante a invasão dinamarquesa de 1013. Permaneceu na corte do Duque da Normandia, Roberto I da Normandia até 1041, data em que foi convidado pelo meio irmão Canuto II a regressar a Inglaterra.

No ano seguinte Canuto II morreu, possivelmente envenenado, e Eduardo subiu ao trono restaurando a dinastia saxã que se iniciara com Alfredo, o Grande.

Eduardo foi coroado a 3 de Abril de 1043 na Catedral de Winchester.








O exílio na Normandia teve bastante influência no reinado de Eduardo, nomeadamente no favor que concedia aos nobres normandos em desfavor dos saxões e dinamarqueses.

A discórdia entre os súbditos aumentou e Eduardo acabou por casar com Edite, filha de Godwin, Conde de Wessex, em 1045 para acalmar a situação.

O pai de Edite mostrou-se inicialmente favorável, mas depois se revelou um opositor, interessado nas regalias que poderia o reinado inglês oferecer.

 O casamento não durou nem gerou filhos, pois de comum acordo mantiveram-se castos, já que Eduardo era extremamente religioso, mas Edite e Eduardo se tornaram profundos amigos.

Quando Eduardo morreu em 1066, o seu primo Guilherme, Duque da Normandia declarou-se seu sucessor baseado numa alegada promessa de Eduardo em lhe deixar a coroa de Inglaterra.

 Os nobres ingleses elegeram Haroldo II, filho de Godwin de Wessex, mas Guilherme invadiu Inglaterra com um exército de 7000 homens e derrotou-o na Batalha de Hastings.

Eduardo encontra-se sepultado na Abadia de Westminster que mandou construir.

Foi canonizado pelo papa Alexandre III, em 1161.
 
MAIS UM POUCO SOBRE SANTO EDUARDO


Depois do abandono, as lutas e a opressão durante o reinado dos dois soberanos dinamarqueses, Harold Harefoot e Artacanuto, o povo inglês acolheu com júbilo ao representante da antiga dinastia inglesa, Santo Eduardo, Confessor.






As qualidades que mereceram a Eduardo ser venerado como santo, referiam-se mas bem a sua pessoa que a sua administração como soberano pois era um homem piedoso, amável e amante da paz.

Eduardo era filho do Eteredo e da normanda Ema.

Durante a época da supremacia dinamarquesa, foi enviado à Normandia quando tinha 10 anos e retornou a sua pátria em 1042 quando foi eleito rei.


À idade de 42 anos contraiu matrimônio com o Edith, a filha do Conde Godwino, a maior ameaça para seu reino.

A tradição diz que Santo Eduardo e sua esposa guardaram perpétua continência por amor a Deus e como um meio pró alcançar a perfeição.











A administração justa e eqüitativa de Santo Eduardo o fez muito popular entre seus súditos.






















 

A perfeita harmonia que reinava entre ele e seus conselheiros se converteu mais tarde no sonho dourado já que durante o reinado de Eudardo, os barões normandos e os representantes do povo inglês exerceram uma profunda influência na legislação e o governo.

 Um dos atos mais populares do reinado de Santo Eduardo foi a supressão do imposto para o exército; os impostos arrecadados de casa em casa na época do santo foram repartidos entre os pobres.












Durante o desterro na Normandia, Santo Eduardo tinha prometido ir em peregrinação ao sepulcro de São Pedro em Roma, se Deus se dignasse pôr fim às desventuras de sua família.





















Depois de sua ascensão ao trono, convocou um concílio e manifestou publicamente a promessa com que se ligou. Entretanto, a Assembléia manifestou que com sua partida se abriria o caminho às dissensões no interior do país e os ataques das potências estrangeiras.

O rei decidiu submeter o assunto a julgamento do Papa São Leão IX, que sugeriu repartir o dinheiro que teria gasto na viagem entre os pobres, e construir um mosteiro em honra a São Pedro.

O último ano de vida do santo viu-se atormentado pela tensão entre o Conde Tostig Godwinsson da Nortumbría e seus súditos; finalmente o monarca teve que desterrar o conde. Faleceu em 1065.





A canonização de Santo Eduardo teve lugar em 1161, e dois anos depois de que seu corpo se mantinha incorrupto, foi transladado por Santo Tomás Becket a uma capela do coro da abadia de Westminster, da qual Santo Eduardo foi seu promotor, em 13 de outubro, data em que se celebra atualmente sua festa.


























São João Evangelista, o rei Santo Eduardo e seu anel







Certo dia, o rei Santo Eduardo o Confessor (1005-1066), rei da Inglaterra, já velho assistia à cerimônia de consagração de uma igreja construída em honra de São João Evangelista.





















Nessa hora, um homem muito pobre aproximou-se dele e mendigou-lhe uma esmola “pelo amor de São João”.






























O grande monarca passou a mão na bolsa, mas não encontrou nem prata nem ouro.

Santo Eduardo, então, mandou vir seu tesoureiro, mas não foi localizado no meio da multidão. E o pobre seguia implorando esmola.

Santo Eduardo sentia-se muito mal à vontade. Nesse momento lembrou que trazia um anel grande e muito precioso. Então, ele o tirou do dedo, e pelo amor de São João o deu ao miserável, que lhe agradeceu gentilmente e desapareceu.

Eis o que aconteceu com o anel.




Aquela mesma noite, muito longe na Palestina, dois peregrinos ingleses extraviaram-se no caminho e ficaram andando no deserto.

O sol já tinha desaparecido por trás das montanhas e os dois homens estavam sós num local desolado. Eles sabiam que não havia jeito de voltar e que não encontrariam refúgio contra os ladrões e os animais selvagens.

Enquanto se perguntavam o quê fazer, um bando de jovens com roupas brilhantes apareceu diante deles. No meio dos jovens estava um ancião, alvíssimo, de cabelos grisalhos, e maravilhoso de se olhar.

‒ “Caros irmãos”, disse ele aos romeiros. “De onde vindes? Qual é vosso credo e vosso berço? De qual reino e de qual rei? O quê vós procurais aqui?”

‒ “Nós somos cristãos e da Inglaterra. Viemos a expiar nossos pecados, procurado os lugares sagrados onde Jesus viveu e morreu. Nosso rei chama-se Eduardo, e nós perdemos a estrada”.

‒ “Vinde atrás de mim, e eu vos conduzirei a uma boa hospedagem pelo amor do rei Eduardo”.

Assim, ele conduziu-os até uma cidade onde encontraram albergue que tinha a ceia servida numa mesa. E, após terem jantado, eles foram dormir.









































Na manhã seguinte o ancião veio até eles, e disse:




‒ “Eu sou João o Evangelista. Pelo amor de Eduardo eu não vos faltarei, e vós chegareis sãos e salvos à Inglaterra. Então ireis até Eduardo, e lhe direis que comprastes o anel que ele me deu no dia da consagração da minha igreja, quando eu implorei a ele vestido com pobres roupagens. E dizei-lhe que dentro de seis meses ele vai estar comigo no Paraíso”.







Os romeiros voltaram à Inglaterra sem percalços e entregaram o anel ao rei Eduardo junto com a mensagem de São João.



Quando o monarca ouviu que iria morrer em breve, doou todo seu dinheiro aos necessitados, e consagrou o tempo que lhe restava às suas devoções.

















 


Na Catedral de St. Alban, na Inglaterra, venera-se a imagem de Santo Eduardo mostrando seu símbolo: o anel.


E sua festa celebra-se no dia 13 de outubro.









CAPELA-TÚMULO DE SANTO EDUARDO










SANTO EDUARDO, ROGAI POR NÓS!










O SENHOR AMOU SEU SANTO
E O ORNOU COM SUA GLÓRIA.

O SENHOR O REVESTIU COM O MANTO DA VITÓRIA.

E O ORNOU COM A SUA GLÓRIA







O JUSTO CRESCERÁ COMO A PALMEIRA
FLORIRÁ IGUAL AO CEDRO QUE HÁ NO LÍBANO
SL 91, 13





COROA DE SANTO EDUARDO





Ó DEUS VÓS SOIS SANTO E SEM VÓS NINGUÉM PODE SER BOM.
PELA INTERCESSÃO DE SANTO EDUARDO,
DAI-NOS VIVER DE TAL MODO
QUE NÃO SEJAMOS DESPOJADOS DA VOSSA GLÓRIA.
POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO,
NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO.







O HOMEM SÁBIO E PREVIDENTE
CONSTRUIU A SUA CASA SOBRE A ROCHA




SANTO EDUARDO FOI UM HOMEM PIEDOSO
E POPULAR ENTRE SEUS SÚDITOS



Ó SENHOR, EM VOSSA FORÇA O REI SE ALEGRA;
QUANTO EXULTA DE ALEGRIA EM VOSSO AUXÍLIO!
SL 20, 2





FELIZ O HOMEM QUE RESPEITA O SENHOR
E QUE AMA COM CARINHO A SUA LEI!
SL 111, 1













Ó DEUS,
 QUE VOS DIGNASTES RECOMPENSAR
 O BEM-AVENTURADO EDUARDO REI E CONFESSOR
COM A COROA IMARCESCIVEL DA GLÓRIA,
FAZEI QUE O VENEREMOS NA TERRA
DE MODO A MERECER REINAR COM ELE NO CÉU.
POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO.




 






ORAI POR NÓS SANTO EDUARDO,
PARA QUE SEJAMOS DIGNOS DAS PROMESSAS DE CRISTO.





ADOREMOS O SENHOR , ADMÍRÁVEL NOS SEUS SANTOS.





















































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário