segunda-feira, 8 de outubro de 2012

SÃO DENIS (OU DIONÍSIO) - BISPO E MÁRTIR, - INVOCADO CONTRA DOR DE CABEÇA E POSSESSÕES DIABÓLICAS - 09 DE OUTUBRO



 


Iconografia: carregando sua cabeça decepada em suas mãos; mitra de um bispo; cidade; 

Invocado  contra  conflitos, dores de cabeça, hidrofobia, possessão demoníaca.



No terceiro século, ele foi bispo de Paris. Ele foi martirizado na perseguição de Décio contra os cristãos, pouco depois de 250 dC.  



 








Depois que sua cabeça foi cortada, Denis a pegou e caminhou 10 quilômetros (seis milhas), pregando um sermão durante todo o caminho, fazendo dele um dos santos "cephalophores " na hagiografia.

"Cephalophore" é a forma grega para "carregador de cabeça" e não encontrei palavra equivalente em português.



 






Ele é venerado na Igreja  como patrono de Paris, França e como um dos Quatorze Santos Auxiliares.  





O nome medieval e moderno francês "Denis" deriva do antigo nome Dionísio.

    
1 Vida
        
1,1 Martírio
    
2 Veneração
    
3 Companheiros
    
4 Confusão com Dionísio, o Areopagita
    
5 representação na arte
   
 


Vida 



 




Gregório de Tours afirma que Denis era bispo da Paris e foi martirizado por ser decapitado por uma espada.

 O mais antigo documento dando conta da sua vida e do martírio, o "Passio SS. Dionysii Rustici et Eleutherii" data de c. 600, é erroneamente atribuído ao poeta Venâncio Fortunato, e é lendário.

 No entanto, parece que de acordo com a "Passio" Denis foi enviado da Itália para converter Gália, no século III, forjando uma ligação com os "apóstolos para os gauleses" a fama de ter sido enviado, sob a direção do Papa Fabiano.  

Isso foi depois que as perseguições sob o imperador Décio dissolveu a pequena comunidade cristã em Lutetia.


Denis, tendo alarmado os sacerdotes pagãos por suas muitas conversões, foi executado por decapitação na colina mais alta em Paris (Montmartre agora), que era provável que tenha sido um lugar sagrado druida.  




 




 São Denis sendo decapitado, seguido de um de seus companheiros.









O martírio de Denis e seus companheiros é popularmente acredita-se ter dado seu nome atual, derivada do latim mons martyrium "A Montanha dos Mártires",  embora na verdade o nome é mais provável que derivam de mons mercurei et mons martis , Monte de Mercúrio e Marte. 





 








 
 Após que a sua cabeça foi cortada, Denis a pegou e caminhou 10 quilômetros (seis milhas) a partir do cume do Mont Marte (agora Montmartre), pregando um sermão no caminho inteiro.

  Dos muitos relatos de martírio, isto é anotado em detalhe no Golden Legend e na vida de Butler dos Santos. 

O local onde ele parou de pregar e de fato morreu foi marcado por um pequeno santuário onde se desenvolveu a Basílica de Saint Denis , que se tornou o local de sepultamento para os reis da França. 




 





 Basílica de São Denis, Paris.








 Outras narrativas contam que seu corpo foi jogado no rio Sena, mas se recuperou e foi enterrado naquela noite pelos seus convertidos no local da Basílica.





 Veneração 



 



A Veneração de São Denis começou logo após sua morte.  






Os corpos dos Santos Denis, Eleutério e Rústico foram enterrados no local de seu martírio, onde a construção da basílica de mesmo nome do santo foi iniciada por Santa Genoveva, assistida pelo povo de Paris.

 Sua " Vita Sanctae Genovefae" atesta a presença de um santuário perto da actual basílica até o final do quinto século, embora os nomes de Rústico e Eleutério não serem citados.  

A igreja foi erguida pelo sucessor Fulrad, que se tornou abade em 749/50 e estava intimamente ligado com a adesão dos carolíngios ao trono merovíngio.

 Em tempo, o "Saint Denis", muitas vezes combinados como "Montjoie! Saint Denis!" tornou-se o grito de guerra dos exércitos franceses.  

A auriflama, que se tornou o padrão de França, foi a bandeira consagrada em seu túmulo.

 Sua veneração se espalhou para além da França, quando, em 754, o Papa Estêvão II, que era francês, trouxe a veneração de Saint Denis para Roma. Logo seu culto era predominante em toda a Europa. 

O abade Suger removeu as relíquias de Denis, e seus companheiros Rustique e Eleuthère, da cripta para colocá-los sob o altar-mor da Igreja de Saint-Denis que ele reconstruiu, 1140-1144. 


 





 A festa de Saint Denis foi adicionada ao calendário romano no ano de 1568 pelo Papa Pio V, apesar de ter sido celebrado pelo o menos desde o ano 800. 






O dia de sua festa é 09 de outubro.  

Na prática católica tradicional, São Denis é homenageado como um dos Catorze Santos Auxiliares.

 Especificamente, Denis é invocado contra a possessão diabólica e dores de cabeça e com Santa Genoveva é ​​um dos santos padroeiros de Paris. 





 Confusão com Dionísio, o Areopagita 


 




Desde pelo menos o século IX, as lendas de Dionísio, o Areopagita e Denis de Paris foram freqüentemente confundidas. 

 Cerca de 814, Luís, o Pio, trouxe certos escritos atribuídos a Dionísio, o Areopagita para a França e, desde então, tornou-se comum entre os escritores franceses legendários argumentar que Denis de Paris foi o mesmo que Dionísio era, um convertido famoso e discípulo de São Paulo. 

  A confusão das personalidades de São Denis, Dionísio, o Areopagita, e pseudo-Dionísio, o Areopagita, o autor dos escritos atribuídos a Dionísio trazidos para a França por Louis, foi iniciado através de um Areopagitica escrito em 836 por Hilduin, abade de Saint -Denis, a pedido de Luís, o Piedoso.  

"Hilduin estava ansioso para promover a dignidade de sua igreja, e é a ele que a identificação bastante infundada do padroeiro com Dionísio, o Areopagita e sua conexão conseqüente com a era apostólica são devidos". 

 A atribuição de Hilduin tinha sido apoiada durante séculos pela comunidade monástica na Abadia de Saint-Denis e uma das origens do seu orgulho.  

Em Historia calamitatum, Pierre Abelard dá um pequeno relato da força dessa crença e oposição dura do mosteiro de desafios à sua reivindicação. 

 Abelardo, brincando, apontou a possibilidade de que o fundador da Abadia poderia ter sido outro Dionísio, que é mencionado como Dionísio de Corinto por Eusébio. 

 Isso irritou a comunidade tanto que, eventualmente, Abelardo deixou-a em amargura. Até o século XVI, os estudiosos ainda podem argumentar por uma origem oriental da Basílica de Saint-Denis: um era Godefroi Tillman, em um prefácio longo a uma paráfrase das Letras, o Areopagita, impresso em Paris em 1538 por Charlotte Guillard Os historiadores, hoje, não disputam este ponto. 

  



Representação na arte 

 


 
Na arte, ele é representado decapitado e vestido como um bispo, segurando sua própria cabeça mitrada em suas mãos.   
O halo, nesta circunstância, representa um desafio único para o artista. 

Alguns colocam o halo onde ficaria a cabeça, outros representam São Denis levando o halo, juntamente com a cabeça. Ainda mais problemática do que a auréola era a questão de quanto de sua cabeça Denis deve ser mostrada carregando.

 Durante grande parte da Idade Média, a abadia de St Denis e os cânones da Catedral de Notre Dame estavam em disputa pela posse da cabeça do santo.


 






 A Abadia alegou que eles tinham todo o corpo, enquanto a Catedral alegou possuir o topo de sua cabeça que, segundo eles, havia sido cortada por primeiro golpe do carrasco.  Assim, enquanto a maioria das representações de St Denis mostrar a ele segurando sua inteira cabeça, em outros, os clientes têm demonstrado o seu apoio para a reivindicação da Catedral, descrevendo-o carregando apenas a coroa de seu crânio, como, por exemplo, na janela de meados do século 13 mostrando a história em Le Mans Catedral (Bay 111).





 



Martírio de São Denis e Calvário do Senhor.




Detalhe da decapitação






Detalhe: a última comunhão de São Denis na prisão 














Ó DEUS, 
QUE DESTES NESTE DIA AO BEM-AVENTURADO DIONISIO (DENIS), VOSSO BISPO E MÁRTIR ,
 A CORAGEM E CONSTÂNCIA PARA AFRONTAR 
O MARTÍRIO
 E LHE ASSOCIASTES RÚSTICO E ELEUTÉRIO 
PARA ANUNCIAR A VOSSA GLÓRIA ÀS NAÇÕES, 
DAI-NOS A GRAÇA DE DESPREZAR, 
A SEU EXEMPLO E POR VOSSO AMOR, 
OS FAVORES DO MUNDO E NÃO TEMER OS SEUS REVEZES. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. 
AMÉM

















FAZEI, SENHOR,
QUE PELA INTERCESSÃO DE SÃO DENIS
 E SEUS COMPANHEIROS, RÚSTICO E ELEUTÉRIO,
TENHAMOS A GRAÇA DE PERSEVERAR
 NA PRÁTICA DAS VIRTUDES
 E ALCANÇAR , UM DIA , A VIDA ETERNA.
POR CRISTO, NOSSO SENHOR.
AMÉM






















ORAÇÃO
Senhor nosso Deus, 
que enviastes o bispo São Denis (Dionísio)  e seus companheiros a anunciar aos pagãos a vossa glória
 e lhes concedestes admirável fortaleza no martírio,
 fazei que, à sua imitação, 
aprendamos a renunciar às prosperidades do mundo 
e a não temer as suas adversidades. 
Por Nosso Senhor.







Conta a vida de Santa Brígida da Suécia, que ela e seu marido
visitaram todos os lugares santos de interesse na Espanha, e a caminho de volta para a Suécia, na cidade francesa de Arras, perto de Flandres, seu marido Ulf adoeceu com risco de morte. Ela rezou muito e pediu a proteção do SENHOR. 
 Teve que permanecer um longo tempo nesta cidade, porque a enfermidade foi cruel e o enfraqueceu bastante. Durante suas perseverantes orações, o santo francês São Denis (Dionísio) lhe apareceu e lhe confidenciou que seu marido não morreria nessa ocasião.
 Na verdade, nos dias seguintes, ele começou apresentar melhoras e recobrou a saúde, e por isso, ambos se comprometeram de comum acordo, se consagrarem a DEUS na vida religiosa.







São Denis, orai por nós!





A BASÍLICA DE SÃO DENIS:









A Basílica se ergueu no lugar de um cemitério galo-romano que abrigava a sepultura de Saint Denis, considerado o primeiro bispo de Paris, martirizado por volta do ano 250.

O lugar tornou-se local de peregrinação e assim o rei Dagobert resolveu criar a basílica. 
No ano de 754 Pepin Le Bref consacrou-se rei da França neste local. A partir desse episódio, ela vai se tornar uma das abadias mais poderosas da Idade Média.













Um cemitério de reis
A maioria dos reis e rainhas da França foram enterrados nesta basílica a partir do século VI .

A favor do culto do Santo Denis , a basílica soube muito cedo ligar o seu destino ao da realeza. Ela tornou-se necrópole privilegiada dos soberanos franceses e a cada nova dinastia a tradição se perpetuava. 

Foram enterrados aí 42 reis, 32 rainhas, 63 príncipes e princesas e 10 outras personalidades do reino. 

Dagobert foi o primeiro rei a ser enterrado, porém foi a partir do rei Hugues Capet que os soberanos foram sistematicamente inumados












 FONTES:

http://oguiadeparis.blogspot.com.br/2011/06/basilica-de-saint-denis-morada-dos-reis.html

3 comentários:

  1. Fiquei impressionada, por esta História,.Eu nunca ouvi falar deste Santo.Fiquei admirada;Quanta resistência que ele teve.Deus na vida dos Santos, para dar forças.Sigamos nossas vidas dando bons exemplos.Amém!

    ResponderExcluir
  2. historia linda de muita fe em Jesus ressucitado

    ResponderExcluir