domingo, 4 de janeiro de 2015

SANTA EMILIANA DE ROMA - PADROEIRA DAS JOVENS SOLTEIRAS - 05 DE JANEIRO












Santa Emiliana
Séculos V e VI

Emiliana era uma das tias paternas de Gregório Magno, que foi papa entre 590 a 604. As outras eram Tarsila e Jordâna. Elas pertenciam a uma das famílias mais ilustres de Roma. Entre seus avós estão o imperador Olívio, o papa São Félix III. O senador Jordão era seu irmão e pai de Gregório Magno. 

Porém de Emiliana se tem pouquíssima informação. Muito menos do que se conhece sobre sua irmã Tarsila e talvez um pouco mais que Jordâna. O seu nome foi encontrado no século onze, no Martirologio local e depois do Concílio de Trento, foi inserido no oficial da Igreja. A única fonte genuína sobre sua vida foi os relatos do seu sobrinho, o papa Gregório Magno. Mas, ele registrava a vida dos parentes com muito poucos dados e apenas quando lhe serviam como exemplos concretos, para tornar mais eficiente o seu ensinamento. 


 Ela era uma linda jovem, mas fez os votos de castidade e recusou propostas de casamento de nobres e ricos  romanos. Talvez por isso seja a padroeira das jovens solteiras.

Diz a tradição que ela curava vários doentes apenas com sua benção e oração. Tinha visões e extases em algumas das quais chegou a receber os estigmas de Jesus nas mãos.

Emiliana e as irmãs ajudaram a cunhada Sílvia no nascimento do pequeno Gregório, que sempre teve saúde frágil. Depois, enquanto viveram, o acompanharam nos estudos e nos trabalhos.

 Gregório, ainda jovem, se tornou chefe da administração civil de Roma. Mais tarde, se tornou embaixador do papa Pelágio II e ao mesmo tempo monge, guia de uma pequena comunidade religiosa, recolhida em sua residência na cidade de Célio. De lá Gregório saiu para ser papa.



Santa Emiliaa e Santa Tarsila






Neste período Tarsila havia se tornado uma freira voltada para a vida reclusa e Jordâna se casou. 

Emiliana também se tornou freira, seguiu a linha das religiosas ocidentais, ou seja, não isolada na reclusão espiritual, mas dedicada à vida comunitária de ajuda aos doentes e necessitados, voltada para a castidade e as orações contínuas. 

Ela passava tanto tempo em orações que seus joelhos acabaram ficando dobrados para sempre devido a artrite


Neste terrível século VI, cheio de sobressaltos da natureza, com terremotos, pestes, guerras, invasões e um contínuo afluir de miseráveis em Roma; a caridade se tornava tarefa habitual também para as irmãs freiras. 

Trabalhavam em dupla, Tarsila reclusa guiando e comandando, enquanto Emiliana atuava junto à população pobre e aos doentes.



Emiliana, segundo registrou o papa Gregório Magno, foi uma das mais atuantes religiosas e de quem os exemplos à dedicação a Cristo deviam ser copiados, pois amava o próximo verdadeiramente através da caridade evangélica e tendo Jesus como seu eterno esposo. 




Recebeu várias visões de sua irmã convidando-a  partir deste vale de lágrimas. Emiliana veio a falecer alguns dias depois.

Um fato prodigioso na sua vida relatado por Gregório Magno: 







Ele afirmou que dias após a morte da irmã, a tia Emiliana ouviu a voz dela dizendo: "Passei o Natal sem voce, mas quero que venha festejar comigo a Epifania". 

De fato, Emiliana, morreu no dia 5 de janeiro, sucessivo à morte de Tarsila, na véspera da comemoração dos Reis Magos. 

Conforme consta do calendário litúrgico da Igreja, o culto de Santa Emiliana foi mantido no dia 5 de janeiro, que com o tempo se tornou mais intenso que o de sua irmã Tarsila.

Seu túmulo passou a ser local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão. Por isso mais tarde suas relíquias foram trasladadas para o Oratório de Santo André, na Colina Celiana em Roma.

Sua festa é celebrada no dia 24 de dezembro na Igreja Ortodoxa Grega e 5 de janeiro na Igreja Romana.








Leitura breve 
1 Cor 9, 26.27a
"Eu corro, não como quem corre às cegas; eu luto, não
como quem açoita o ar, mas castigo o meu corpo e reduzo-o à
escravidão."

V. Encontrei aquele que o meu coração ama
(T. P. Aleluia).
R. Segurei-o e não o deixarei partir (T. P. Aleluia).


Ant. Quem faz a vontade de meu Pai, esse é meu irmão,
minha irmã e minha mãe, diz o Senhor (T. P. Aleluia).

ORAÇÃO:

Senhor nosso Deus, 
que todos os anos nos alegrais com a festa de Santa Emiliana, 
concedei que, celebrando a sua memória,
imitemos também os exemplos da sua vida santa. 
Por Nosso Senhor.
AMÉM





























Nenhum comentário:

Postar um comentário